NOS TV

Pautas e reviravoltas olímpicas

A estatal holandesa NOS TV chegou ao Rio de Janeiro, em julho de 2016, com uma equipe de 100 pessoas, entre jornalistas e técnicos, disposta a dar um show na cobertura dos Jogos Olímpicos. O segredo do sucesso seriam as pautas com sabor local, com o Rio e os Jogos vistos sob um ângulo íntimo e informal, o que certamente conquistaria a audiência neerlandesa.

O mesmo aconteceu com a TV australiana Channel 9. Esta, no entanto, estava interessada em mostrar a preparação dos Jogos, como algumas instalações estavam inacabadas ou inapropriadas para uso, a pouco mais de um mês antes do evento.

Proposta
A Santo Antonio Documenta foi contratada como produtora e fixer, responsável tanto pela apuração primária das matérias jornalísticas quanto por sua produção, ou seja, a viabilização das condições ideais de filmagem. Isso incluiu a marcação de entrevistas, escolha de locação com requisitos de excelência em som e luz e a contratação de serviços quando necessário.

Realização
Dos dias intensos, constou, em primeiro lugar, o mapeamento de todos os pontos negativos para a preparação dos jogos. Uma vez começados, tivemos demandas desde a procura de personagens para uma matéria sobre times de futebol feminino à busca de explicações para as algas na piscina das provas de nado sincronizado. Tentativas de entrevista com o presidente do Comitê Paralímpico Internacional na Alemanha e com o delegado que apurava o caso dos nadadores americanos alcoolizados. Marcados na agenda, apontamentos de pesquisas para descobrir manifestações de rua contra o golpe durante a realização dos jogos e se ainda existiam golfinhos vivos em plena Baía de Guanabara poluída.

Conclusão
Nenhuma pergunta ficou sem resposta e nenhum pedido sem imagem. Nos orgulhamos de fazer acontecer mesmo quando as condições pareciam impossíveis.


Cliente

NOS TV (Holanda) e Channel 9 (Australia)

Demanda

Elaboração de pautas e apuração para cobertura internacional no Rio de Janeiro

Categoria

Produção/Fixer

Visite o site